-
Arquitetos: Oppenheim Architecture
- Área: 280 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Karen Fuchs
Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto Chad Oppenheim concluiu recentemente o que ele chama de "Casa na Duna", uma casa de praia minimalista, elegante e confortável que combina com os seus arredores deslumbrantes na Ilha Harbour, em Bahamas. A casa de 280 metros quadrados na orla foi projetada para reconectar seus habitantes com a natureza, incentivando uma maior consciência dos seus elementos e suas manifestações.
Em um momento em que a arquitetura é feita principalmente pelo computador, gerando formas mirabolantes, a Casa na Duna é elegante em sua simplicidade - projetada para aumentar a experiência da bela ilha e da natureza que a rodeia. Ela possui uma arquitetura menos invasiva, que é primitiva e simplista, utilizando materiais e metodologias ecologicamente sensíveis dentro da concepção global. Uma arquitetura elementar e habitável, livre de detalhes desnecessários, permite uma conexão mais poderosa e dramática com o local e o tempo.
Inspirada pelo trabalho do artista conceitual James Turrell, paredes de vidro retráteis nas fachadas leste e oeste emolduram, a partir da sala de estar, o oceano, a floresta e o céu, permitindo ao mesmo tempo que a luz e o ar criem um conforto ideal. O espaço central da casa é essencialmente uma passarela aberta, permitindo conectividade visual e física em todo o terreno. Dentro deste espaço está a sala de estar e a sala de jantar, que se abrem para grandes varandas, bem protegidas contra intempéries por parte das saliências profundas do telhado de duas águas. A cozinha e os quatro dormitórios estão dispostos em torno do espaço central.
Os materiais foram escolhidos devido a sua simplicidade, sensibilidade ambiental e uma ressonância com o vernáculo, como blocos de concreto, cedro e ipê reutilizados. As portas de correr são feitas de vidro resistente a impactos, bem como um telhado de cedro semelhante ao estilo arquitetônico de muitas casas na ilha ao longo dos últimos cem anos. A casa também possui alguns truques tecnológicos, escondendo todas as luminárias, tomadas, aparelhos de ar condicionado ou qualquer coisa seja atual demais.
Esta residência privada estabelece um espaço delicado, meditativo que promove uma transição da exuberante paisagem tropical ao oceano.
A Casa na Duna representa o estilo da assinatura de Chad Oppenheim, que é o de criar uma arquitetura social e ambientalmente consciente.